5.7.07

Flores Azuis, Vetores e Inadequação


(ilustração sobre foto de Guiga - guigaganjalize@hotmail.com)

Faz poucos dias que vi o filme "O Homem Duplo" [A Scanner Darkly, 2006, Richard Linklater - Antes do Pôr do Sol, Waking Life], baseado num conto do escritor Philip K. Dick.


“O Homem Duplo” se passa num futuro bem próximo (daqui a sete anos), quando o governo monitora as ações dos cidadãos usando como desculpa a dependência de uma super droga – a “substância D”. Policias disfarçados utilizam um traje (que mostra em frações de segundos, formas humanas que se alternam) que os cobre da cabeça aos pés e que esconde sua identidade.

No meio disso temos o personagem de Keanu Reeves – um policial disfarçado e viciado na substância D que é designado para vigiar sua própria casa, que ele divide com mais dois amigos e sua namorada.

Robert Downey Jr. (Chaplin, Zodiaco) e Woody Harelsson (O Povo Contra Larry Flint, Assassinos por Natureza), fazem os dois amigos "doidões" de Keanu, que se drogam o tempo todo, tem delírios paranóicos, e garantem boa parte dos momentos mais engraçados do filme.

Linklater e seu time de "outsiders" da indústria.

Downey Jr. chegou a ser considerado um dos maiores atores de sua geração, mas por conta dos frequentes problemas com drogas que o levaram a problemas com a justiça, que o levaram a ser internado em mais de uma ocasião para desintoxicação e resultaram num período de condicional de 3 anos.
Vai fazer o papel de Tony Starks na adaptação para o cinema do clássico personagem Marvel, Homem de Ferro previsto para o ano que vem.

Winona Rider forçou um hiato na sua carreira entre 2001 e 2005 após o episódio de shoplifting/cleptomania (Rabino Sobel alguém?).

Woody Harrelson é vegano ético e em paralelo à sua carreira como ator, é ativista. Entre as causa que defende estão questão ambientais, dos direitos do animais e em prol da legalização da marijuana no EUA.

Keanu Reeves de ascendência chinesa e havaiana, pai americano, mãe inglesa, naturalizados canadenses, nasceu no Beirute e tem uma irmã Australiana, mais globalizado impossível. Na trilogia Matrix, fez doações de boa parte dos seus rendimentos à equipe técnica e de efeitos especiais.

Resumindo:
Linklater, um time de outsiders, rotoscopia, paranóia, controle do Estado, e a questão das drogas , temas recorrentes a K. Dick num conto com fortes cores autobiográficas.

Devido ao processo de animação, tanto o prazo, quanto o orçamento do filme foram estourados. O diretor nas entrelinhas utilizou o filme para críticar a "doutrina Bush". Questões muito atuais, como o controle do estado, a supressão de direitos civis, etc...

Apesar de compartilhar da mesma técnica de animação e do mesmo diretor que "Waking Life", acho injusto compará-los. "A Scanner" é um filme muito mais bem acabado que "Waking Life", o que na verdade acaba sendo o seu ponto fraco. Em Waking Life não existe uma uniformidade visual no decorrer do filme, mas essa falta de uniformidade visual, nesse caso específico, servia ao roteiro, enriquecia o filme.

Extras
Os vários designers responsáveis por transformar Keanu e cia em "desenhos" explicam um pouco melhor o processo envolvido na criação do filme.
Entrevistas com os atores do filme, com as filhas do escritor que acompanharam o set de filmagens, imagens raras de K. Dick, entre outras coisas.

Ouvindo: Dr. Octagon (Kool Keith) - Blue Flowers

Um comentário:

Lígia Lima disse...

ai amor, você arrasa.


por isso que eu te amo.