31.10.07

Superação - Na vida tudo é movimento

A ansiedade é enorme. Daqui uns 15 dias, o disco deve estar chegando da fábrica. depois de todo o processo de gravar um disco duplo, com 33 faixas, que envolvia a produção ou seleção dos instrumentais, a escrita das letras, os convites para as participações, as gravações propriamente ditas, mixar o material, masterizar, tirar fotos para a capa. O processo todo é longo, cansativo e envolve milhões de escolhas o tempo todo. E escolhas são dolorosas na maioria das vezes, mas a vida é assim, não dá pra ter tudo na vida. A dor também é um ingrediente necessário na vida.

Aí, quando você pensa que vai conseguir descansar, começa o novo processo: fechar parcerias para a distribuição, release, colocar um site no ar, criar um plano de divulgação, negociar com lojistas, ensaiar o repertório novo, montar um show. A lista de tarefas é interminável.

Minha opinião sobre esse disco é só uma:
É o trabalho mais consistente que eu já fiz na minha vida.

Quatro emcees que com a convivência, conseguiram algo raro nos grupos hoje em dia, que é unidade, sem perder a expressão individual. O grupo tá coeso, e quem ouvir o disco com atenção vai perceber isso.

Em relação à produção, tivemos contribuições muito importantes do Dario, DJ Caíque, Cabes e Nave e eu mesmo produzi algumas das faixas. Abaixo um faixa a faixa rápido do disco.


Disco 1 - Lista de Músicas

1 - Contratempos - A carta de intenções do grupo, num instrumental épico do DJ Caíque que tem um histórico de colaborações com a gente. Piano, hammond, synths, guitarras, vozes etéreas, o clima aqui é grandioso e progressivo.

2 - Território Inimigo - Clima de guerra, instrumental do Nave com strings e muita ambientação. Tiros, gritos de dor, bombas explodindo. Clímax do começo ao fim numa das faixas mais dramáticas do disco.

3 - Centro da Tempestade - Mágica que o Cabes fez, que é um beat com andamento lento, mas que dá a impressão de ser mais acelerado. Refrão clássico do Contra e flows pra cima.

4 - Obedeça - Instrumental soturno produzido por Munhoz. Guitarras com tremolo, flautas, num instrumental cinemático. Os emcees destilam um arsenal de imperativos em direção ao ouvinte. Técnicas de ensinamento subliminar no refrão.

5 - Contraponto - Munhoz no beats mais uma vez, dessa vez num groove 100% brazuca.
Diggin, Pixação, inspiração e dificuldades são os temas. Surpresas no trajeto, caminhe com atenção.

6 - Seguem Contra o Fluxo - Participação Shaw. Beat do Dario

7 - Alameda da Memória - Participação Rodrigo Brandão (Mamelo Sound Sistem) e Espião (Rua de Baixo) - Mais um beat Dario, dessa vez, soul ao extremo, com guitarras e vozes femininas, refrão rimado, refrão de colagens, e rimas que entram num túnel do tempo onde suas experiências pessoais e a história recente do rap se misturam. Se prepare para a nostalgia.

8 - Nem Tudo o que Brilha... - Munhoz num instrumental suingado e grandioso, com direito a strings e synth bem west coast, onde os emcees dão a sua visão sobre a cena atual com muita ironia. Refrão cantado e pra cima que resume a intenção do som.

9 - Independente - Cabes nos presenteia com um beat suave, onde rhodes, guitarras com wah e ximbais tercinados servem como pano de fundo, para os emcees fluirem sobre suas convicções.
Destaque para o refrão de colagens, onde o DJ Willian mostra porque é considerado um dos melhores DJ's de sua geração. O moleque rima com as mãos...

10 - Hora do Rush - Munhoz nos transporta em mais um instrumental cinemático onde os emcees relatam um fim de tarde em São Paulo. O clima é de caos. Mais uma vez DJ Willian mostra sua habilidade nos scratches.

11 - Sexta-feira - Passada a Hora do Rush, chega o momento de relaxar, encontrar os amigos, beber uma cerveja, aproveitar a noite. Participação de Bela Fernandez e Jeff. Instrumental de Munhoz. DJ Willian nos Cuts.

12 - Ruas - Aqui, Ogi, Nairóbi, Nave e Deja Vu, mostram um outro lado das ruas de SP e CWB.
Beat de Nave e riscos do DJ Willian.


13 - Medo - Nave novamente, mas dessa vez os convidados são Rick e Leco que junto a Munhoz e Ogi, nos falam sobre seus Medos.

14 - Provações - Parceria no beat de Ogi e Munhoz. Gravada inicialmente para uma coletânea de hip hop nacional que seria lançada no Japão, tem uma letra que mostra os emcees enxergando o mundo através dos olhos de um dekasegui. Munhoz e Jeff no Refrão.

15 - Corrente do Bem - Produção de Munhoz, num instrumental que nos remete à música brasileira, algo entre a bossa nova e o samba. Letra positiva e um refrão com uma melodia incomum nos dias de hoje.

16 - Verdes Montes - Dario num beat redentor. E é isso que a letra fala. Encontrar a redenção, um lugar pra descansar, jogar o corpo, no fim dessa caminhada. Mas ainda não chegou a hora.

6 comentários:

Unknown disse...

Ânsiedade que assombra os ouvidos da platéia
Chega logo Contra!

Esse vai longe

R.Groove

Unknown disse...

To no aguarde heim, ouvi algumas no myspace gostei dos riscos da verdes montes com as colagens dos racionais! parabens pro contrafluxo e pra ti pela correria, e nao chora q ninguem comenta q to comentando ae! hehehehe
abraço

Blequimobiu disse...

Do caralho, tomara que chegue por aqui... vcs merecem rodar o mundo!

Anônimo disse...

caralho.... 33 musicas???????
a rapa ta inspirada hein!!!!!
muita paz e muita sorte pra voces,sucesso ai munhoz!!!!

Talk(in)Sound disse...

tamo junto!!! é como vcs dizem, não??

AND3 disse...

sampleei seu faixa-a-faixa no meu;

http://tocadiscopublico.blogspot.com/2008/01/contra-fluxo-superao.html

Abraço!